Mensagem # 1 | 9:39 PM


O uCoz não tem serviço de email, então para criarmos contas de emails temos que usar serviço de terceiros. Para você que está disposto a gastar pode usar o Google Apps, que é o mesmo do Gmail, mas com seu domínio. Também existe o Outlook para quem está acostumado com ele. O Outlook tem praticamente os mesmos serviços que o Google. Nós já fizemos um tutorial de como usar o Outlook no seu site uCoz, dê uma conferida.


Neste tutorial estarei mostrando como criar contas de email no seu domínio anexado ao seu site uCoz.

É importante que
  • você já tenha o domínio próprio anexado ao seu site. Com os subdomínios do uCoz não é possível criar contas de emails.
  • siga todos os passos fielmente, leia todas as instruções passo a passo, pois é comum as pessoas se perderem.


1. Cadastrar-se no site do Zoho
Acesse o link https://www.zoho.com/signup.html para cadastra-se no site, preencha o formulário com seu email e senha.


Será enviado ao seu email um link de confirmação, então abra seu correio eletrônico para abrir o link.


2. Criando os emails no Zoho
Depois de confirmar o cadastro e ter feito login no site do Zoho, você vai click em Mail, fica no final da página:


Escolha o plano do seu gosto, eu escolherei o gratuito pois é provavelmente neste que você está de olho biggrin . Depois você pode melhorar o seu plano.
Obs.: é importante selecionar a opção "Add your existing domain for Email Hosting with Zoho and create domain-based address. Select a plan to proceed. "


Adicione o seu domínio, no meu caso estou usando okanuncie.com.br e depois click em Add Domain


Irá aparecer a mensagem de que conseguiu o plano gratuito para emails. Você deve click em "Proceed to verify domain ownership" para confirmar a propriedade do domínio.


3. Confirmando propriedade e configurando o domínio no Zoho
É possível confirmar a propriedade do domínio através dos 3 métodos, porém o método com CNAME e TXT pode demorar, então usarei o método HTML. A confirmação com HTML exige alguns passos:

  • Baixe o arquivo HTML de verificação chamado verifyforzoho.html .
  • Acesse o Gerenciador de aquivos do seu site e no diretório raíz crie uma pasta chamada zohoverify.

  • Abra a posta chamada zohoverify que você acabou de criar e faça upload do aquivo HTML de verificação.
    Obs.: Vale lembrar que arquivos com extensão .html, .htm etc apenas podem ser feitos upload pelo gerenciador de aquivos. Através do FTP é proibido.

  • Click agora no botão "Verify" para o Zoho verificar a propriedade do domínio.


Na página "Add Users" click em Proceed to Add Users para criar sua primeira conta de email.


Depois de criar o usuário/conta de email, volte a página anterior e click em "Next"


Na página "Groups" pule também click em "Next"


Na página "Change MX Records" click em "Proceed to Point MX" para ver os detalhes dos registro MX.


Etapas de configuração dos Registros MX