Mensagem # 1 | 1:57 PM

Apresentamos hoje 2 novidades em nosso sistema: comentários via redes sociais e um novo sistema de filtragem de comentários.

Importante: o novo sistema de comentários não é a mesma coisa que login via redes sociais. Estamos trabalhando num login unificado usando contas de redes sociais. O novo sistema de comentário é apenas um passo na direção desse sistema unificado.


Comentários via redes sociais

A possibilidade de deixar comentários usando o login de redes sociais é uma funcionalidade já comum em outros CMS e há tempos requisitada pelos usuários do uCoz no mundo todo.

Com o novo sistema de comentários seus usuários podem se identificar no comentários usando o Facebook, Google+ ou nossa própria mini-rede-social, o uID.me.

Como configurar o novo sistema de comentários

Para ativar o novo sistema de comentários, no Painel de Controle clique em Configurações > Redes Sociais. Lá você encontrará o menu de configuração de comentários. Aí basta alterar a opção Sistema de Comentários para Novo. Para voltar ao sistema antigo, caso queira, basta alterá-la de volta para Antigo

Nota: quando você muda o método de comentários no seu website, todos os templates de comentários no Design Customization (Customização de Design) serão atualizados. Não se esqueça de fazer um backup do template antes de mudar para o novo sistema!


Todas as configurações dos comentários nesta página se tornam disponíveis apenas se você escolher o novo sistema de comentários. As configurações do antigo sistema de comentários ainda estão disponíveis nas configurações de cada módulo específico; os comentários via redes sociais são unificados e configurados aqui. Vejamos para que serve cada opção:

  • Sistema de comentários: esta configuração ativa o sistema de comentários sociais ou permite que você volte para o sistema antigo de comentários;
  • Esquema de cores: configura o esquema de cores da barra que contém os botões de postagem;
  • Conjunto de ícones: Você pode escolher um dos quatro conjuntos de ícones. No momento as seguintes redes sociais estão disponíveis: uID.me, Facebook e Google+;
  • Ativar/Desativar redes sociais: aqui você pode desativar as redes sociais que não quiser usar em seu site. Note que o uID.me não pode ser desativado;
  • Quantidade e ordem dos comentários: auto-explicativo, mas vale lembrar que essa configuração vale para todos os módulos onde o novo sistema de comentários estiver ativo.

Opções ao deixar um comentário

O novo sistema de comentários segue o sistema padrão usado em praticamente todos os sites que utilizam esse tipo de integração: ao clicar para deixar um comentário pela primeira vez, você faz o login de qualquer rede social, confirme a permissão para o módulo acessar alguns de seus dados e depois disso você encontrará o novo formulário de postagem de comentários:

Além do editor visual padrão, você encontrará também 3 novos botões no canto inferior direito:

  • 1. "Publicar na rede social": publica seu comentário como uma postagem em seu mural na rede social selecionada.
  • 2. "Postar Anonimamente": oculta seu avatar e nome no comentário.
  • 3. "Seguir comentários da publicação": envia automaticamente um email quando um novo comentário é adicionado após o seu.

Filtros Anti-spam

Com a nova forma de adicionar comentários o uCoz também adiciona uma nova forma de minimizar SPAM e comentários indesejáveis: filtros anti-SPAM.

Agora cada usuário pode marcar comentários e postagens no módulo Livro de Visitas como spam e os moderadores podem ver denúncias de spam, marcar posts como não spam e remover postagens marcadas como ofensivas.

O botão para marcar um comentário como SPAM se encontra no canto de cada comentário, ao lado dos botões de avaliação.

Em sua configuração padrão, o sistema funciona da seguinte forma:

  • Quando um usuário clica em "Spam", o comentário não será mais visto por este usuário;
  • Se um comentário for marcado como spam 10 vezes, o comentário não será mais visto por nenhum usuário (este valor pode ser alterado);
  • Se um comentário for marcado como spam 20 vezes, o comentário será enviado para a moderação (este valor pode ser alterado);
  • O botão "Spam" pode ser clicado apenas uma vez por endereço IP; o usuário pode cancelar sua decisão clicando em Exibir e depois em Não é SPAM.

Para configurar a nova função, ainda no Painel de Controle clique em Ferramentas > Filtros de SPAM. Veja abaixo a página de configurações:

Na página de configurações você pode:

  • Definir o numero de marcações como spam necessárias para esconder um comentário ou enviá-lo para pré-moderação;
  • ver a lista de comentários marcados como spam e postagens no Livro de Visitas;

Você pode configurar quais grupos de usuários podem alterar o status de spam de posts nas configurações de grupo. Por padrão, apenas moderadores e administradores podem fazer tais alterações. Aqui você encontra um link para as configurações de grupos de usuários.

Como sempre, antes de ativar uma nova função num site já bem desenvolvido, é recomendado fazer o backup do projeto. Outra opção que sempre recomendamos também é criar um site-teste. Lembre-se que no uCoz você pode criar quantos sites quiser, basta entrar aqui, fazer o Login e criar um novo site.Lembre-se também que ativar o novo sistema de comentários irá afetar o seu template, caso esteja usando um template personalizado.


O que achou das novas funções? Deixe suas perguntas e sugestões abaixo!

Anexos: 3761932.png (49.2 Kb) · 0767044.png (30.0 Kb) · 5311553.png (23.7 Kb) · 9646590.png (30.5 Kb) · 9644484.png (25.4 Kb)