Este post é um TRABALHO EM ANDAMENTO. Você pode entrar aqui hoje e encontrar uma série de instruções e voltar amanhã e encontrar outra ligeiramente diferente porque encontramos algum erro ou porque os usuários não entenderam as instruções da forma que estavam.
O objetivo desse tutorial não é o de explicar todas as funcionalidades e nuances do módulo mas sim ensinar o básico sobre o funcionamento do módulo para que você possa começar a dar seus primeiros passos sozinho(a).
Ativando o módulo
Antes de mais nada, vamos ativar o módulo. No Painel de Controle, clique em "Inativos" e em seguida "Loja Virtual". Se é a primeira vez que você está usando o módulo, é altamente recomendado que você ative a opção "Instalar Categorias e itens de teste". Iremos usar essa opção no decorrer de nossas instruções.
Se você já tinha ativado o módulo durante a criação e está com problemas para removê-lo, veja aqui:
Logo mais esse problema estará resolvido, mas até então, acima você pode ver ONDE está o botão para remover o módulo
Uma vez ativado o modulo, abra sua loja e vamos aprender como ela funciona.
O funcionamento geral da loja virtual do uCoz é o seguinte:
O comprador entra no site e escolhe os itens, clicando em "Adicionar ao carrinho"
Uma vez escolhidos os itens, o comprador clica em checkout. Lá ele escolhe o método de entrega e o método de pagamento
Baseado nas escolhas anteriores, o sistema calcula o valor final baseado nas MATRIZES DE PREÇOS e formula o pedido.
Se o comprador escolheu uma forma de pagamento eletrônica, o sistema o envia para o site que efetua o pagamento
Uma vez completado o pagamento, o sistema recebe a resposta do site de pagamento e altera o status do pedido
Configuração inicial
A configuração inicial da loja é relativamente simples, basta você:
configurar a moeda e a taxa de conversão,
adicionar uma ou mais formas de pagamento,
adicionar uma ou mais formas de entrega
e, por último, adicionar produtos
Moeda e taxa de câmbio
Uma peculiaridade da Loja Virtual é que todo os preços no banco de dados são registrados usando uma unidade genérica chamada "unidade condicional" (u.c.). Isso é porque originalmente a loja foi projetada para atuar em países onde os preços na moeda local dependem da flutação de alguma moeda estrangeira como o Dólar ou ou Euro.
A partir do preço em u.c., o sistema calcula o preço baseado na taxa de câmbio da moeda escolhida pelo usuário.
Se você não precisa lidar com várias moedas, esse é o passo mais simpels da configuração. Por definição, o Dólar é configurado como $1 = 1 u.c. Basta alterar o nome para "Reais", alterar o código para BRL (importante caso você vá usar PAYPAL), alterar o campo exibir para "R$" e ativar a opção Em frente. Recomendamos que no caso de estar usando uma única moeda, você sempre configura a taxa de câmbio como 1, de forma que os preços que você colocar em suas mercadorias serão já os preços finais para o constumidor.
Sua configuração deve estar assim ao fim:
Não se esqueça de clicar em SALVAR
Formas de pagamento
Funções dos botões:
Renomear
Configurar
Excluir
Alterar ordem
O próximo passo é adicionar formas de pagamento. A forma de pagamento padrão do sistema é "Pagamento após o recebimento", geralmente usado em países onde os pedidos são entregues em mãos.
Para adicionar uma nova forma de pagamento, basta clicar em Adicionar método de pagamento, dar um nome à sua nova forma de pagamento e depos clicar em para confirmar.
Não se esqueça de clicar em Salvar para gravar as mudanças.
Note que logo após adicionar a forma de pagamento, se você escolher a opção "pagamento eletrônico", ELA NÃO IRÁ FUNCIONA!. Você precisa recarregar a página ou voltar para a página de configurações gerais. Sim, isso é um BUG.
Como estamos lidando com uma loja virtual, é muito provável que você queira usar uma forma de pagamento eletrônica. Para fazê-lo, basta ativar a opção e escolher a forma de pagamento desejada.
Para as outras formas de pagamento, fique ligado nos próximos tutoriais
Formas de entrega
Aqui é onde as coisas começam a complicar um pouco caso você não queira usar frete gratuito ou um valor fixo para todos os pedidos. Isso porque o nosso sistema permite que o frete seja baseado em diferentes variáveis como peso ou valor total do pedido. Além disso, você também pode definir um time de entregadores responsáveis e deixar o sistema definir quem irá entregar o que. Vamos alterar a forma de entrega padrão para "correios" usando o botão Renomear. Se você apenas criar a forma de entrega e não definir nenhuma outra opção, ela não será calculada no valor final do pedido.
Caso você queira usar o cálculo automático de frete, ative a opção Utilizar o módulo de preço de entrega e escolha Cálculo pela matriz: os itens vazios na lista de opções são usados nas lojas virtuais em outros países. Peculiaridades de um sistema unificado...
Para cada variável que afeta o frete (peso, valor total do pedido e quantidade total de items) você pode escolher uma matriz diferente.
Como explicado anteriormente, o sistema pode usar 4 variáveis diferentes para calcular o valor do frete:
O primeiro e segundo itens são a mesma variável, eles só têm nomes diferentes por um erro de tradução que será corrigida futuramente.
Para cada item você pode definir uma matriz diferente que você escolhe no menu.
Vamos agora às matrizes: clique em "matriz de preços".
Como ela funciona?
Quando você faz um pedido o sistema checa o valor que você escolheu no primeiro passo com os valores da tabela. Uma vez encontrado o valor correspondente, ele aplica o tipo (fixo ou de acréscimo e o valor.
Peguemos um exemplo simples: entrega via motoboy.
Vc cria a forma de entrega no menu, como descrito acima.
Aí você escolhe "Pelo valor do pedido" e escolhe no menu "Entrega do Motoboy".
Aí quando alguém fizer um pedido, o sistema pegará o valor total do pedido e irá comparar com a matriz: Se o valor do pedido for até 50 u.e., o custo do frete será um valor fixo de 15 u.e. Se o valor do pedido for mais que 50, o custo do frete será nulo.
Agora um exemplo mais complicado: Digamos que você queira fazer um cálculo de frete baseado no peso. (lembrando que para fazer isso você precisa preencher o campo "peso" das suas mercadorias corretamente
O que a tabela está mostrando é o seguinte: Para um peso entre 0 e 10, o valor do frente é 10 u.e. fixo Para um peso entre 11 e 20, o valor do frente é 20 u.e. fixo Para um peso entre 21 e 30, o valor do frente é 30 u.e. fixo Para um peso maior que 31, o valor do frete é de 100% do valor total do pedido
Aí basta você escolher da seguinte forma:
A configuração acima significa que o PESO será usado na matriz para calcular o valor.